Como administrar as vendas no cartão de crédito e débito

vantagens e desvantagens das vendas no cartão

Com o acesso à tecnologia, o consumidor está constantemente em busca de facilidades e as vendas no cartão é uma delas. Pensando na praticidade e na segurança, de acordo com pesquisa da consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC), 79% dos brasileiros prefere usar cartões de crédito ou débito, ao invés de ter que levar dinheiro na carteira na hora do pagamento de suas compras.

Se no seu pet shop você ainda não aceita pagamentos com cartão, é hora de pensar. Imagine a situação na qual você só aceita pagamento em dinheiro, seu cliente está muito empolgado com um de seus produtos ou serviços mas, na hora de pagar ele só tem cartão. O que você faria? Melhor evitar que isso aconteça.

Até aqui, você já entendeu que, pensando no consumidor, a venda no cartão é uma vantagem. Mas, se ainda tem dúvidas sobre os benefícios desse meio de pagamento para o seu pet shop, vamos entender os prós e contras:

Vantagens das vendas no cartão

Segundo o SEBRAE, há apenas 39% de pequenas empresas que oferecem a forma de pagamento por cartões. No entanto, entre elas, os índices são positivos: houve aumento de 71% na satisfação de clientes, 57% nas vendas e 55% no faturamento. Ou seja, além de deixar seus clientes mais felizes com as facilidades do seu pet shop, você ainda tem crescimento nas vendas e, consequentemente, no faturamento.

Além dessas vantagens, você ainda conta com mais facilidade e economia no controle de recebimentos. Com a maquininha de cartões você automatiza a forma de contabilizar as vendas. Isso evita a dores de cabeça para sua gestão e diminui a inadimplência, pois aumenta sua segurança de recebimento.

Controle suas vendas com o ssPet

Desvantagens das vendas no cartão

Apesar dos benefícios, sabemos que algumas características dessa forma de pagamento podem desestimular sua vontade de oferece-la. A principal são as taxas que são cobradas por transação e têm custos mensais e, no caso de cartão de crédito, os tributos são maiores em caso de parcelamento.

Por isso, para tomar a sua decisão, coloque as vantagens e desvantagens na balança e avalie qual o melhor cenário para o seu pet shop. As vantagens são maiores que os pontos fracos? Então é hora de entender como funciona a venda no cartão e colocar em prática.

Como oferecer cobrança por cartão: custos, prazos e opções?

Para começar, vamos entender qual o seu investimento. Como já falamos, há dois tipos de custos: o da máquina e as taxas por transação.

O custo da maquininha vai depender do modelo que deseja adotar. Hoje existem três: a convencional, é aquela ligada à rede elétrica e telefônica, aceita maior número de bandeiras. O leitor conectado ao celular, que depende de um smartphone e é operado via aplicativo.  E a máquina wi-fi, que se conecta à rede sem fio e tem um chip próprio com pacote de dados, dispensando conexão com telefone.

Você pode comprar a máquina permanentemente ou alugar, de acordo com as peculiaridades e valores praticados na sua região.

As taxas por transação são cobradas independentemente da maquininha escolhida, tanto no crédito quanto no débito. A convencional é a que tem as menores taxas: 2 a 2,5% nas vendas à vista. O leitor e a wi-fi cobram de 3 a 4%. Nas compras a prazo ou parceladas, esse valor pode ser multiplicado em até três vezes.

Outro ponto de atenção são os prazos de recebimento: para vendas no cartão de débito, as operadoras liberam em até 1 dia útil, já no crédito, por chegar há 31 dias. Há a possibilidade de recorrer à antecipação de recebíveis, mas isso pode gerar novas taxas. Pode ser que você precise contar com capital de giro para suprir esse tempo de espera.

Conclusão: vale a pena ou não?

Agora que já conhece vantagens, desvantagens e características da venda no cartão, a pergunta que você deve se fazer é: meu cliente tem essa necessidade? Com as pesquisas apresentadas, você já percebeu que as pessoas têm preferência pelo cartão.  Mas você pode observar isso no dia a dia do seu pet shop: há muita procura?

Se a resposta for positiva, é hora de apostar em mais um parceiro de vendas. E a sua máquina de cartão é parceira também do seu programa para pet shop: com o gerenciamento de suas finanças e a automatização de vendas, fica mais fácil ter o controle financeiro. É só decidir a melhor opção para o seu pet shop.

E aí, nos conte nos comentários se você  já usa esse meio de pagamento na sua loja!

Experimente grátis por 10 dias
rafael

Esse comentário possui 0 respostas

Deixe um comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>