Mercado pet em 2019: Confira as tendências para o seu pet shop

Confira as principais tendências do mercado pet em 2019!

O mercado pet em 2019 está com tudo. Segundo o Instituto Pet Brasil, nosso setor movimentou nada menos que R$25 bilhões de reais no ano passado, sem dar qualquer sinal de desaceleração no ano atual. Muito pelo contrário, a expectativa é de crescimento. Por isso, se você trabalha nessa área e quer saber quais são as novidades que vêm por aí, você está no lugar certo. Aqui vamos falar de tendências e mostrar algumas inovações pra você já se manter atualizado e lucrar mais. Parece interessante? Então, vem com a gente.

As duas principais macrotendências do mercado pet em 2019

Depois de muito pesquisar sobre o que tem surgido de novo, começamos a notar um certo padrão de temas ou formas diferentes de oferecer soluções, para duas questões principais que decidimos chamar de macrotendências. Já que são duradoras e refletem comportamentos constantes do público. Elas são: humanização e vida corrida. Essas duas macrotendências vão marcar presença em 2019, gerando novas demandas por produtos e serviços. Nesse cenário, sai na frente quem busca entender as motivações de compra e assim prevê as necessidades dos clientes. É isso que vamos fazer agora, estudando exemplos.

Macrotendência 1 – Humanização dos pets

Você bem sabe que pets são os novos filhos. Mesmo entre as famílias com crianças, os pets ocupam lugar de honra e inspiram em seus donos um comportamento de pai e mãe.

Apesar de ter sido notada já há alguns anos, a humanização é uma macrotendência muito forte para o mercado pet em 2019. E, dessa forma, ela significa mais chances de sucesso para quem oferece conforto, saúde e mimos para os animaizinhos dos clientes.

Ebook Raio-X do mercado Pet

Para os pets, todo conforto é pouco

Já reparou na variedade de caminhas, almofadas e cabaninhas que têm aparecido por aí? O que antes era resolvido com alguns trapos e uma caixa qualquer, ficou inaceitável para os tutores que querem oferecer o máximo de conforto para seus pets.

Destaques:

– Caminhas e casinhas com design e tecidos especiais

– Cabaninhas

– Assentos de sofá

– Redes e balanços

Saúde pet é o que interessa

De rações e alimentos orgânicos até opções alternativas como florais, o mercado pet tem se diversificado muito quando o assunto é saúde. Outra tendência que chama atenção são os planos de saúde para pets. Novas tecnologias têm possibilitado tratamentos que não existiam antes, porém, a um alto custo. Por isso, os tutores tendem a investir em planos de saúde para pets, o que garante que eles sejam bem cuidados caso necessário, sem que precisem gastar uma fortuna não-planejada para isso.

Destaques:

– Alimentos orgânicos

– Terapias alternativas

– Planos de saúde

Pet-friendly é amor

“Se meu pet é membro da família, então por que ele não pode entrar no meu restaurante preferido?” Se você é ou conhece algum tutor de pet, sabe que esse é um pensamento muito comum. O mesmo vale para supermercados, shoppings, lojas e hotéis. Dessa forma, os donos desses estabelecimentos já abriram o olho para a tendência pet-friendly e estão ganhando a admiração de cada vez mais clientes.

Destaques:

– Estabelecimentos que não só aceitam, mas celebram a presença dos bichinhos

O pet é meu e eu mimo mesmo, e daí?

Foi-se o tempo em que um biscoitinho era tudo o que um pet poderia almejar. Afinal, hoje o que não faltam são opções de iguarias especiais para servir os amados. Ovos de páscoa, bolos de aniversário, panetone e até cerveja própria para pets fazem sucesso.

Mas os mimos não ficam só na geladeira. Com roupinhas estilosas e acessórios desenhados por grandes nomes da moda, os pets não tem motivos para passearem desleixados por aí. Tem até shampoo com o mesmo cheirinho que faz sucesso entre os humanos, como a linha Pet Head, da famosa Bed Head.

Destaques:

– Comidas comemorativas para pets

– Acessórios de moda

– Produtos de beleza

Macrotendência 2 – Vida corrida dos donos

Os problemas do dia a dia corrido nos centros urbanos são fonte de inspiração para várias inovações no mercado pet. Quem oferece soluções para poupar tempo e compensar a ausência tem grandes chances de lucrar nesse mercado.

Para poupar tempo de tutores atarefados

Imagine pegar um trânsito terrível depois de um dia cansativo, porque tem um peludo em casa que já passou da hora de tomar banho.

Soluções “delivery” como Pet Trucks resolvem problemas do tipo, levando uma unidade móvel do pet shop ou veterinário até a porta do cliente. Assim ele ganha tempo pra curtir ao lado do seu amor de quatro patas ou duas asas ou várias escamas.

Destaques:

– Pet shop móvel

– Veterinário móvel

Para compensar a ausência e não deixar o bichinho sozinho

Quem trabalha o dia todo fora de casa sente um enorme aperto no coração ao deixar um par de olhos solitários na hora de fechar a porta e sair. Mas existem soluções para quem quer amenizar essa culpa.

Passeadores oferecem aos queridos bichinhos sua dose de exercício e ar fresco. Também existem os dogsitters que fazem companhia e dão carinho quando o dono se ausenta. Há até aplicativos como o Dog Hero e Pet Anjo em que é possível encontrar e avaliar pessoas que prestam esse e outros serviços.

Existem também as creches pet, que funcionam de forma muito parecida com as creches de crianças, com estrutura especialmente pensada para recreação, convivência com outros pets e até adestramento. Afinal, que tipo de tutor quer que seu pet fique entediado e triste dentro de casa?

Destaques:

– Passeadores

– Dogsitters e aplicativos

– Creches para pets

E aí? Vai investir nas tendências do mercado pet em 2019?

Temos certeza que você já percebeu oportunidades de incrementar suas vendas ou até criar um novo negócio neste ano. Mas, para isso, lembre-se que é muito importante manter o foco na gestão, controlando estoque, faturamento, agenda de atendimentos e tudo o que envolve a administração de uma empresa do mercado pet.

Boa sorte nos negócios em 2019 e não deixe de nos contar aqui nos comentários se você já aderiu a alguma dessas tendências!

Ebook Novos Serviços em Pet Shop
thais.fernandes

Especialista em Marketing Digital no ssPet. O ssPet é um sistema de gestão exclusivo para pet shops, que auxilia na organização e gestão da sua loja.

Esse comentário possui 0 respostas

Deixe um comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>