Como saber se o seu Pet Shop está dando lucro?

como saber se meu Pet Shop esta tendo lucro

Uma das primeiras dúvidas que surgem após começar um negócio é saber ele está dando lucro. Se você está confuso e não sabe determinar se seu Pet Shop está tendo lucro, nós vamos te ajudar.

Abrir um negócio é um processo um pouco complicado: lidar com a papelada burocrática, com a administração dos funcionários, com as vendas e clientes, fornecedores. Enfim, chega uma hora em que as coisas podem sair do seu controle. Preparamos esse artigo para te ajudar a entender melhor como funciona o cálculo do lucro, quais são os seus gastos fixos e variáveis e como pode melhorar a saúde financeira de seu negócio. Confira:

Como começa o cálculo

Para começar a determinar a lucratividade de seu pet shop, você vai precisar do Demonstrativo de Resultados. Este é um relatório que oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais de sua loja.

Com esses dados em mãos, atente-se para os valores de vendas, de custos e despesas. São eles que mostram todo o dinheiro que entrou e saiu de seu pet shop em um determinado período de tempo. A partir da análise desses números, você pode determinar se está tendo lucro ou prejuízo.

Custos fixos e variáveis

Seus custos fixos são todos aqueles que você sabe que terá que pagar regularmente, como salários, aluguel, contas de luz e telefone, etc. Mas, às vezes, imprevistos acontecem e você precisa arcar com eles. Por isso, é bom planejar uma certa quantia por mês para lidar com essas possibilidades. Esses são os chamados gastos variáveis, pois não são constantes de mês para mês.

Considerando os gastos, é muito importante lembrar-se de financiamentos ou empréstimos que você tenha feito. Se você não os levar em conta na hora de determinar a lucratividade da sua loja, como planeja pagar essas despesas? O mais interessante, nesses casos, é cortar parte das despesas para quitar suas dívidas o mais rápido possível.

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Analisando os lucros

Os preços cobrados pelos serviços e produtos de seu pet shop devem levar em conta os custos fixos, variáveis, os empréstimos (se necessário), e também uma margem de lucro. Para determinar o tamanho dessa margem, leve em consideração o mercado, seus concorrentes e o seu próprio negócio.

Pense em qual é o seu volume de vendas, e se ele é suficiente para estabelecer um equilíbrio entre gastos e lucros. Se você percebe que mesmo com uma venda alta e uma margem de lucro reduzida a sua loja ainda passa por dificuldades, está na hora de voltar para a planilha de gastos e cortar sem dó tudo o que é supérfluo e desnecessário.

Como descobrir seu lucro ou rentabilidade

A lucratividade é determinada pelo simples cálculo: Vendas – Custos. Ela é expressada em percentual, derivado do faturamento em um certo período de tempo. Por exemplo, se a seu Pet Shop vendeu 10 mil reais em um mês, e teve um gasto de 8 mil reais, significa que sua lucratividade foi de 2 mil reais, ou 2%.

O que é considerado uma lucratividade alta varia de negócio para negócio. Por isso, procure saber qual é o faturamento de outros pet shops para determinar se a sua está abaixo, acima ou na média de lucro. Assim, você pode estipular medidas para atingir seus objetivos nos próximos meses e organizar os seus orçamentos.

Faça uma administração rigorosa da sua situação financeira. Você precisa saber para onde cada centavo está indo. Caso contrário, você não será capaz de se programar, tomar decisões rápidas ou propor novas estratégias de atração de clientes.

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rafael

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