Dicas de organização e higiene para banho e tosa em pet shops

Sabia os cuidados que você deve ter no banho e tosa do seu pet shop

Se você oferece banho e tosa em seu pet shop, você deve saber o quanto esse espaço requer cuidado e atenção. Por ser um local destinado a higienização dos animais, esse espaço deve estar sempre limpo e organizado. Essa é uma das formas do seu pet shop ganhar a preferência dos seus clientes.

Veja aqui, algumas boas práticas que são fundamentais para o bom atendimento e para saúde dos animais que desfrutam desse serviço em seu pet shop. São nove dicas de como manter a organização e a higiene no banho e tosa para você adotar hoje mesmo em seu pet shop. Confira:

1 – Mantenha o espaço sempre limpo

Nada de poluição visual e excesso de objetos espalhados por toda parte. Pra deixar o pet shop limpo e organizado nessa hora, procure deixar o ambiente clean. Lembre sempre que menos é mais.

Além disso, é importante que o ambiente seja bem arejado e que conte com um bom controle de pragas e parasitas. Também é recomendado que os pisos e paredes sejam de tonalidades claras. Isso ajuda a transmitir a sensação de ambiente limpo.

2 – Organize os horários de modo que não estresse os animais

A maioria dos animais se estressa em ambientes assim, pois trata-se de um local estranho pra eles, seja por causa do cheiro dos outros animais ou seja por causa do banho e tosa em si.

Por isso, organize bem os agendamentos do pet shop de modo que os animais não fiquem expostos ao local durante muito tempo. Isso evita com que eles saiam da sua loja estressados. Animal estressado significa cliente estressado. E você não quer isso, certo?

3 – Procure não deixar a frascos vazios no tanque

Evite deixar que frascos vazios dentro do tanque de banho dos animais na hora do banho e da tosa. Mesmo sabendo que com ele é necessário nos próximos banhos, é importante sempre lembrar de que é necessário retirá-la ao término do banho de cada animal.

Muitos pet shops optam por usar shampoos que são podem ser diluídos. Por isso, acabam deixando frascos vazios no local de banho. O mais importante é que isso não ocorra independente se os produtos utilizados são com ou sem diluição.

4 – Siga à risca as exigências da Vigilância Sanitária

Pra manter a organização e a higiene no banho e tosa, preste muita atenção nas recomendações do órgão regulatório. Por exemplo, o local da tosa deve ser separado do restante do estabelecimento e o escoamento de água deve ser ligado diretamente ao esgoto.

Consulte a vigilância sanitária da sua cidade e informe-se bem sobre todas as exigências legais para deixar seu pet shop de acordo com as normas estabelecidas.

Receba dicas de gestão para pet shop diretamente no seu email!

5 – Use gaveteiros no espaço de banho e tosa

Esse item com certeza, ajuda muito na organização do pet shop na hora do banho e da tosa. Além do que, deixar materiais de trabalho à mostra não passa profissionalismo. Por isso guarde tudo: lâminas, máquinas, tesouras. Usando os gaveteiros, o seu pet shop vai ficar bem mais bonito e organizado.

6 – Defina um número máximo de atendimentos por dia.

Existem determinados dias em que o pet shop se torna bastante procurado, o que costuma acontecer bastante aos fins de semana. Uma dica bastante valiosa pra evitar atrasos no atendimento e reclamações de clientes é definir, em conjunto com sua equipe, uma quantidade máxima de atendimentos por dia.

Se você está dificuldade para realizar os acompanhar os agendamentos e tempo de execução de cada banho e tosa, não deixe de conferir essa planilha gratuita que te auxiliará no controle dessa atividade. É só clicar aqui para baixar!

7 – Preste muita atenção na opinião dos seus clientes

Se você recebeu algum feedback negativo sobre a organização e a higiene do seu pet shop, esse é um ponto de atenção. Diante de situações como essa procure investir esforços naquilo que os clientes acharam que poderia ser melhor.

Por meio dessas observações, certamente ficará mais fácil diagnosticar o que precisa ser melhorado e trabalhar pra oferecer um ambiente cada vez mais agradável.

8 – Instale portas de segurança

Um pet shop bem organizado dá atenção total à segurança dos animais, evitando que eles se machuquem ou fujam do local.  Desse modo, é essencial que o seu estabelecimento possua portas de segurança pra evitar qualquer transtorno do tipo.

9 – Terminou a tosa: limpe imediatamente o ambiente.

Nada de limpar o local só depois de terminar todas as tosas. Procure sempre higienizar o ambiente antes de receber o próximo animal. Dessa forma, você evita possíveis proliferações de parasitas. Além disso, o ambiente ficará bem mais agradável aos olhos dos tutores.

Seguindo essas dicas, com certeza o seu negócio estará pronto pra atender cada vez melhor seus clientes e conquistar a preferência deles. E aí, gostou das nossas dicas? Lembrou-se de alguma outra que gostaria de compartilhar? Conte pra gente nos comentários!

Se você quer ir além na organização do seu pet shop, não deixe de conhecer o ssPet. Com ele você poderá controlar a sua agenda de banho de banho e tosa de forma simples e descomplicada. Faça um teste gratuito agora mesmo e veja na prática.

Experimente grátis por 07 dias
ana

Esse comentário possui 2 respostas

  1. Flávio Piazza says:

    Bom dia!!!
    Boas dicas para quem quer iniciar um Pet Shop, ou Clínica Veterinária!!!!

    • Evellyn Emidia says:

      Oi Flávio! Ficamos felizes que tenha gostado das nossas dicas. Continue nos acompanhando, pois sempre tem novidade por aqui! 😉

Deixe um comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>