Como ideias inovadoras podem transformar seu pet shop

como desenvolver e aplicar ideias inovadoras em pet shops

O mercado de pet shops é um dos que mais crescem no Brasil e apresentam inúmeras oportunidades de crescimento e desenvolvimento de ideias inovadoras.

Você sabia que no Brasil temos mais cachorros que crianças? Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que quase 45% dos domicílios do país, o equivalente a 29 milhões de casas, há pelo menos um cachorro. Já com relação aos gatos, soma-se 17,7% de domicílios o equivalente a 11,5 milhões de casas. Portanto, este é um boas chances de rentabilidade em que inovar pode ser a palavra de ordem.

Muitas pessoas confundem o termo “inovação” por acreditarem que trata-se apenas de criar algo que nunca foi criado. Enquanto, que o verdadeiro conceito da palavra é pegar algo que já existe e transformar a forma como as pessoas consomem determinado produto ou serviço. Quer um exemplo? Uber. Já existia o sistema de transporte quando a Uber lançou o serviço de pedir veículos por um aplicativo.

Com base nos números acima, podemos afirmar que para os Pet Shops esse conceito de “mudanças que geram impactos” também vale. Pois, é possível fazer pequenas mudanças no mercado. Veja como desenvolver e aplicar ideias inovadoras para mudar o seu pet shop:

Comece pela análise do cenário

Um bom começo é analisar o cenário econômico da cidade ou região em que o onde o Pet Shop se encontra. Em seguida avaliar o mercado de produtos e serviços para animais de estimação e identificar as oportunidades de negócio que não estão sendo aproveitadas.

Coloque tudo em uma planilha ou faça anotações. Analise o que você pode começar a implantar, sem que haja grandes impactos nos seus custos. Comece a pensar no que pode ser mudado seja no atendimento ao cliente, nos produtos ofertados, no layout da loja, entre outros.

Receba dicas de gestão para pet shop diretamente no seu email!

Dados dos clientes

Para você conhecer e se relacionar com seus clientes, você precisa ter todos os dados deles. Tenha informações como: nome, telefone, endereço, raça do animal, idade, quais são os produtos que consome, a frequência de compra, data da última vacina e etc.

Sem esses dados é praticamente impossível saber o que o seu cliente precisa. Uma dica valiosa para ter esses dados de forma organizada é eliminar os cadernos e agendas físicas, pois quando registrados dessa forma eles se perdem e você pode não ter o controle ideal dessas informações. Para isso, você pode contar com a ajuda da tecnologia. Os sistemas exclusivos para gestão de Pet Shops podem ajudá-lo nesse grande passo rumo à transformação.

Crie conteúdos nas redes sociais

As redes sociais não servem apenas para informar sobre promoções, preços e serviços. Elas podem ser aproveitadas para informar o seu cliente. Ofereça a eles conteúdos interessantes com dicas de como cuidar do pet, os cuidados na hora do banho e da tosa, os alimentos indicados, entre outros assuntos que podem “educar” o seu cliente.

Dessa maneira, você fará diferente de muitos outros Pet Shops, vai atrair novos clientes, mudará a maneira de como essas pessoas consomem as informações sobre os animais de estimação nas redes sociais e criará um vínculo com elas.

Tenha produtos diferenciados

O mercado de Pet Shop é considerado um dos mais inovadores em termos de alimentação e acessórios. Uma grande dica para você inovar em sua loja é acompanhar sempre as novidades e lançamentos da indústria. Alguns exemplos:

  • Cervejas sem álcool pode melhorar o funcionamento do rim do cão.
  • Coleiras de LED para facilitar os passeios noturnos.
  • Sorvetes, doces, chocolates e biscoitos que simulam os consumidos pelos donos.

É importante que você informe os seus clientes, seja por SMS, telefone ou até mesmo pelas redes sociais, a chegada desses novos produtos. Por isso, é importante ter os dados atualizados, conforme o exemplo acima.

Faça com que a demanda ocorra

Essa dica é de um dos pioneiros do segmento, Ricardo Nassar. Segundo ele, não é a necessidade que gera a demanda. A loja deve oferecer o produto e fazer com que essa demanda ocorra. Isso significa ter uma loja com layout agradável e opções que despertem o desejo das pessoas. Avalie como está a sua loja hoje e pense como gerar isso.

Conheça bem o produto

Em algumas lojas existem até degustadores de rações para oferecer um atendimento diferenciado ao cliente. Não que você precise desse profissional, mas conhecer bem os produtos e os resultados que eles oferecem aos animais é de extrema importância.

Aplique ideias inovadoras também nos serviços

Você pode instalar uma câmera dentro da parte de “Banho e tosa” para que os clientes acompanhem como o animal está sendo cuidado. Isso demonstrará transparência e confiança.
Além disso, o serviço de leva e trás, como o famoso táxi dog, também faz total diferença no atendimento ao seu cliente. Pense nessas e outras opções e veja o que é possível melhorar para transformar o seu negócio.

Conclusão

Aplicar ideias inovadoras em seu pet shop, trará benefícios não só para sua loja , mas também para seus clientes. E como consequência disso, você irá fortalecer demonstrar preocupação com o maior ativo do seu negócio: o cliente!

Além disso, ao buscar coisas novas para aplicar na sua loja, você faz um exercício poderoso que irá ajudá-lo a não se conformar com os mesmos resultados, e esse é um excelente caminho para buscar o que é melhor para os seus clientes e negócio.

E aí,  preparado para buscar e aplicar ideias inovadoras no seu pet shop? Nos conte o que tem feito na sua loja e também se gostou desse artigo.

Não deixe de conferir esse material com os dados mais recentes sobre o mercado de pet shops no Brasil:

Ebook Raio-X do mercado Pet
evellyn

Esse comentário possui 0 respostas

Deixe um comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>