8 dicas de gestão de pessoas para seu Pet shop

Como fazer gestão de pessoas em seu pet shop

Em um mercado cada vez mais competitivo, perceber a importância do capital humano para o sucesso do negócio é essencial para se destacar no mercado. Independentemente se seu pet shop possui 1, 2 ou 10 funcionários, investir em gestão de pessoas é um diferencial e pode trazer inúmeros benefícios e bons resultados.

A implantação de ferramentas de gestão de pessoas torna sua loja mais organizada e competitiva, já que ter uma equipe engajada com os objetivos da empresa impacta diretamente na qualidade do seu trabalho e dos seus serviços prestados.

Pensando em melhorar o entrosamento entre os colaboradores do seu pet shop, preparamos o post de hoje com algumas dicas de gestão de pessoas. Acompanhe:

1. Conheça bem a sua equipe

A primeira dica para fazer uma boa administração de pessoal é conhecer todos os colaboradores, identificando os seus pontos fortes, características a serem trabalhadas, potenciais de crescimento e expectativas.

Desta forma, é possível avaliar os perfis e as atividades que estão sendo realizadas para alinhar competências e tarefas a fim de conseguir um melhor rendimento de todos.

2. Delegue responsabilidades

O proprietário deve estimular o crescimento dos funcionários, delegando responsabilidades. Mas antes, é preciso ensinar, treinar e preparar o funcionário para os desafios que estão sendo concedidos.

Esteja sempre por perto, supervisionando e dando suporte à equipe, esclarecendo dúvidas e valorizando o esforço individual e coletivo.

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3. Dê feedbacks

O feedback é uma importante ferramenta na gestão e desenvolvimento de pessoas. O gerente do petshop precisa esclarecer aos funcionarios — individualmente, caso o feedback for negativo — se estão atendendo às expectativas da loja, quais são os pontos de destaque e o que deve ser aprimorado, sempre com um tom profissional, focando no crescimento e desenvolvimento do funcionário.

Feedbacks positivos ditos em voz alta, para toda a equipe, facilitam o relacionamento, criam confiança e produzem um ambiente de trabalho mais saudável e motivador.

4. Estimule a participação

Tire os colaboradores de suas respectivas zonas de conforto e incentive a participação em novas atividades e áreas de conhecimento. A interação entre os membros do time é sempre positiva. Peça opiniões e sugestões, ouça a todos e desenvolva possibilidades em conjunto.

5. Faça treinamentos

Prepare a sua equipe. Verifique quais são as competências que precisam ser trabalhadas e invista no aprimoramento de suas funções. Alguns tópicos podem ser bastante interessantes como:

  • Trabalho em equipe
  • Persuasão
  • Negociação
  • Técnicas de vendas
  • Atendimento
  • Resolução de conflitos
  • comunicação interpessoal
  • Pós-venda

6. Valorize os talentos

Na gestão de pessoas, atrair e reter talentos devem estar entre as prioridades do gerente. Profissionais qualificados e engajados são muito importantes para o sucesso e crescimento do petshop. Por isso, invista em treinamentos e ofereça (se possível) benefícios por metas.

7. Crie uma política de remuneração e benefícios

É necessário desenvolver uma política de remuneração e benefícios alinhados com o mercado de trabalho. Faça pesquisas e analise as melhores práticas aplicadas pelos concorrentes e em outros segmentos.

Oferte benefícios que os colaboradores valorizam e tenha bem traçado os cargos e níveis hierárquicos da sua óptica.

8. Celebre as conquistas

Comemore as metas alcançadas, os projetos implementados e os problemas resolvidos do seu time! Elogie a dedicação de cada membro e também do grupo, premiando-o com brindes, descontos, viagens ou bônus em dinheiro.

E aí, pronto para aprimorar a gestão de pessoal da sua loja? Implemente as nossas dicas e continue navegando aqui no blog, que está recheado de informações interessantes para os gestores de óticas!

Dicas de para montar um pet shop de sucessos

 

evellyn

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