Fluxo de caixa sem segredos para pet shops

05 passos para fazer fluxo de caixa em pet shops

Tem horas em que só paixão pelo negócio não é o suficiente pra que ele prospere, por isso, é preciso uma boa administração financeira e é justamente aí que entra o fluxo de caixa. Ter o controle do dinheiro que entra e sai só traz vantagens pra qualquer tipo de negócio, inclusive para pet shops.

Pensando nisso, separamos alguns passos importantes que vão te ajudara ter um bom fluxo de caixa em seu pet shop. Cada informação aqui vale ouro, por isso fique atento. Vamos às dicas?

Confira os cinco passos pra ter um bom fluxo de caixa no seu pet shop:

1º passo: entenda bem pra que serve o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é utilizado pra manter o registro de todas as movimentações financeiras do negócio com o objetivo de equilibrar os fluxos monetários. Dessa forma, ele ajuda o empreendedor na tomada de decisões a curto e a longo prazo.

Com as informações do Fluxo de Caixa, o proprietário ou gerente financeiro do pet shop pode elaborar várias análises financeiras, entre elas: a estrutura gerencial de resultados, a análise de sensibilidade, o ponto de equilíbrio, o prazo de retorno do investimento e o cálculo da rentabilidade e lucratividade.

Fluxo de Caixa para Pet Shops

2º passo: confira o fluxo de caixa do seu pet shop constantemente

O recomendado é que a conferência do fluxo de caixa da sua loja seja feita diariamente. Isso vai ajudar você a evitar surpresas indesejadas e até mesmo diagnosticar eventuais problemas com os produtos, falhas no processo de vendas e corrigir informações que foram lançadas erroneamente.

Além da conferência diária, é importante verificar e analisar o fluxo a cada término de mês e também de ano.

O balanço anual do seu pet shop vai permitir que você tenha uma visão mais ampla do negócio, permitindo que você tenha acesso a informações estratégicas como: qual o serviço que te gera mais lucro, em que mês do ano você mais precisa intensificar as vendas, em quais meses você mais faturou, entre outras informações valiosas.

3º passo: organize bem os seus registros

É extremamente importante que todos os registros do seu pet shop sejam organizados por categorias, independentemente se eles são registros operacionais (relacionados ao dia a dia) ou registros de investimento (relacionados à expansão).

Pra que isso se torne possível, realize um inventário financeiro contendo todos os custos fixos e variáveis do seu pet shop, os recebimentos e pagamentos (à vista ou parcelados) e os valores utilizados pra investimentos dentro do período de controle e análise.

Além disso, deixe claro pra todos os seus funcionários que toda e qualquer movimentação deve ser lançada. Essa atitude é essencial para um bom fluxo e controle financeiro das sua loja.

4º passo:  use a sazonalidade a seu favor

Acompanhar as finanças do seu pet shop só tem vantagens: a análise da sazonalidade é uma. Com ela você descobrirá as épocas em que há maior ou menor movimentação financeira. Isso irá refletir diretamente no fluxo de caixa da sua loja.

Por isso, use o fluxo de caixa como forma de se programar para períodos de menores entradas. Estabeleça estratégias visando sempre à saúde do seu negócio.

5º passo: faça o uso de um bom programa de gestão

Esse definitivamente é um dos passos mais importantes listados aqui. Fazer a gestão do fluxo de caixa da sua loja em um programa para pet shops pode fazer milagres pelo seu negócio. Isso porque ele organiza toda a movimentação financeira, otimiza o tempo da sua equipe de trabalho e automatiza todo o processo, o que deixa tudo mais prático.

Por meio dele, você conseguirá se programar para cumprir corretamente prazos de pagamentos futuros ou mesmo acompanhar os recebimentos com antecedência. Além disso, também será possível integrar as compras e vendas com as contas a pagar e receber.

Conclusão

Chegamos ao fim dos passos para um bom fluxo de caixa. Nossa recomendação é: não se esqueça de nenhum ponto levantado. O empreendedor de sucesso é aquele que está atento a tudo que pode evoluir o seu negócio. Ter um bom controle do fluxo de caixa no seu pet shop, com certeza vai contribuir com o crescimento da sua empresa.

Gostou do post? Tem alguma experiência pra contar pra gente sobre o assunto? Envie sua opinião pra gente nos comentários.

Aproveite e comece a acompanhar o fluxo de caixa da sua loja com um programa exclusivo para pet shops. Clique no banner e teste o ssPet gratuitamente por 10 dias:

Experimente grátis por 10 dias
rafael

Esse comentário possui 0 respostas

Deixe um comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>