
Muitos gestores de pet shop se preocupam apenas com as vendas e serviços, e acabam esquecendo o controle do estoque de suas lojas. Monitorar as quantidades de ração, petiscos, coleiras, shampoos e demais produtos que estão no estoque do pet shop é fundamental para garantir a saúde do negócio. Mas nem sempre esse controle é feito de maneira correta e isso acaba refletindo diretamente no faturamento da loja.
Para que sua loja esteja preparada, separamos aqui os principais erros cometidos pelo mercado para que você mude o controle do estoque e garanta bons resultados. Vem ver:
Não identificar os produtos mais ou menos vendidos
Muitos pet shops não têm em mãos a informação de quais são os produtos mais vendidos e quais têm menor saída. Com isso, provavelmente não sabem a marca preferida pelos clientes e o principal: não conseguem controlar a quantidade vendida de cada produto.
Se você não tem essas informações, acaba investindo em produtos errados e realizando compras de itens que não vendem muito. Assim, aqueles que são preferidos pelos clientes podem ficar com estoque insuficiente. Lembre-se sempre: se o cliente não encontra na sua loja, ele com certeza buscará em outra.
Portanto, fazer o controle do estoque será o primeiro passo para ter esses dados. Só assim, você saberá exatamente em quais marcas e produtos deve investir para faturar cada vez mais.
Receba dicas de gestão para Pet Shops diretamente no seu e-mail!
Não controlar o estoque mínimo
Quando não é feito o controle da quantidade mínima de produtos, sua loja corre o risco de deixar de vender e atender às necessidades dos clientes. Você deve determinar uma quantidade mínima que cada item deve ter em estoque para evitar que esse produto acabe.
Isso também vale para quem vende produtos a granel. Se você não controla cada grama vendida, dificilmente saberá quando deve repor o produto. Por tanto, saber quanto ainda resta estocado é fundamental para que você se programe para comprar com antecedência. Assim você não fará pedidos de última hora e pode negociar melhores formas de pagamento com seus fornecedores.
Recontar produtos diariamente
Talvez esse seja um dos maiores erros que donos e funcionários de pet shop cometem. Recontar produtos manualmente leva tempo. E como já falamos aqui no Blog, tempo é algo precioso para quem pretende crescer e expandir os negócios.
Além disso, as contagens manuais são falhas, uma vez que, e o que você contou hoje pela manhã pode mudar no período da tarde. Esse tipo de levantamento não mostra a realidade do seu estoque e pode atrapalhar o dia a dia.
Por isso, é importante você contar com um sistema exclusivo de gestão para pet shops, pois ele faz o controle automático de todas informações e você pode acessar os dados na velocidade de um clique. Sem a necessidade de ficar contando manualmente todos os dias.
Desorganização e falta de cadastro no controle do estoque
Faça uma pequena consulta em suas anotações e veja se você tem todos os produtos catalogados. Esses itens tem todos os dados: nome, código, marca e quantidade? Se você não tiver em mãos essas informações, você tem um sério problema e seu estoque está desorganizado.
Sem esses detalhes, você demora para identificar os produtos disponíveis. O ideal é encontrar todos os itens de forma rápida e eficiente. Você com certeza não quer deixar aquele seu cliente esperando enquanto procura um tipo específico de ração nas prateleiras, não é mesmo?
O que você achou desse texto? Já cometeu alguns desses erros no controle do estoque? Nos conte nos comentários. Teste gratuitamente o ssPet e veja na prática como ele pode auxiliá-lo no controlo do estoque da sua loja. Com ele você faz a gestão da sua loja de maneira integrada e ganha mais eficiência no seu dia a dia.

Deixe um comentário