9 dicas valiosas para atender bem o seu cliente

como atender bem o cliente

Não importa a idade, o idioma, o gênero ou classe social, todo cliente deseja ser bem tratado, ainda mais quando falamos na relação entre cliente e empresa, o bom trato e a cortesia  tornam-se ainda mais importantes. Como anda o atendimento em seu Pet Shop? Aprenda com as nossas dicas a ter um atendimento campeão e assim ser surpreendido com muito mais vendas ao final do mês. Acompanhe com a gente:

Trate bem o seu cliente, oferecendo um bom atendimento

Tratar bem o cliente diz respeito ao modo cordial de lidar com o outro. Atender bem, por sua vez, além de exigir o trato com cordialidade, está relacionado também em corresponder ao desejo do cliente.

É possível ser educado, mas não atender ao pedido do cliente. Por isso, procure sempre sanar as suas necessidades e quem sabe até mesmo surpreendê-los! Por exemplo, ao invés de simplesmente avisar que não possui o produto desejado em estoque, mostre outras opções que se assemelham ao item faltante e possam agradar o pedido do cliente.

Seja simpático e sorria sempre

O sorriso diminui a tensão, melhora o humor e embeleza a face. Quem é que gosta de ser atendido por um vendedor de cara fechada? Isso espanta qualquer pessoa.

Então, manter o bom-humor é imprescindível para atender bem os clientes do seu Pet Shop.

Ajude na escolha do produto

Às vezes o cliente já chega com o pedido pronto, mas também existem aqueles que estão em dúvida. No geral, seja qual for o tipo de cliente, você pode influenciar positivamente na sua decisão, pois o vendedor é o intermédio entre o cliente e o produto. Ele é quem deve saber o que pode se adequar ao estilo e orçamento de cada consumidor.

Sendo assim, saiba sempre ouvir o seu cliente para poder mostrar as opções que atendam as suas necessidades e anseios. Influencie-o dando dicas, compartilhando seu conhecimento sobre o produto e a sua experiência no ramo, verá que rapidamente conquistará a sua confiança.

Melhore a sua comunicação

A comunicação em vendas é acertada quando falamos exatamente o que o outro busca ouvir. Para isso, é preciso entender bem o interlocutor, sabendo ouvir pacientemente as suas dúvidas.

Ouça com atenção o que o consumidor está falando, este relato servirá de argumento para você convencê-lo a levar determinado produto. Também é importante ter bastante atenção ao vocabulário. Evite palavrões e pronunciar palavras de maneira errada. Se tiver dúvidas, consulte o seu gerente.

Receba dicas de gestão para pet shop diretamente no seu email!

Tenha equilíbrio emocional

Um vendedor equilibrado consegue conter as suas emoções mediante situações críticas. Há momentos em que o profissional de atendimento precisa lidar com clientes insatisfeitos, por isso se a pessoa não souber manter uma compostura para resolver o caso, uma relação de atrito poderá ser criada, e isso é péssimo ao negócio.

Dê atenção às queixas e se for necessário entre em contato com outras áreas para solucionar o problema, sempre mantendo a calma.

Conheça o que está vendendo

Atender bem o seu cliente requer domínio pleno sobre o que está sendo ofertado. Conheça todas as características do produto e como elas podem se reverter em benefício aos usuários.

Fique antenado aos lançamentos e converse com clientes que já tiveram experiência com determinada marca ou produto. Isso serve para você ter uma ideia do nível de satisfação do consumidor.

Mantenha a palavra

Se foi prometido que entregaria o produto em determinada data ou que entraria em contato em algum momento, cumpra. Caso isso não ocorra, em hipótese alguma minta para o seu cliente.

Se tiver que falar com outras pessoas para fazer valer a sua palavra, não hesite. Faça o que for necessário para que o cliente receba aquilo que foi prometido, garantindo a sua confiança e fidelização.

Não faça o cliente esperar

Os clientes não gostam de esperar, eles procuram uma solução rápida e prática para os seus problemas.

Se o atendimento ou a resolução do caso for um processo demorado, deixe o cliente ciente disso. Deixe-o sempre a par da situação, pois caso contrário, ele não hesitará em procurar a concorrência.

Faça pesquisa de satisfação

Para saber o que os clientes pensam a respeito do seu atendimento, nada melhor do que criar uma pesquisa de satisfação.

Elabore um formulário simples e personalizado, com questões de múltipla escolha, junto com uma urna e caneta, em um local de boa visibilidade. Assim que fechar uma venda, convide o cliente a preencher o formulário, se ele não tiver interesse, não force-o! Você pode checar os formulário preenchidos diariamente e ver o que os seus clientes apontam como oportunidade para melhorar constantemente.

E aí, pronto para colocar nossas dicas em prática e fazer o atendimento do seu Pet Shop um grande diferencial? Nos conte o que achou nos comentários.

Dicas de para montar um pet shop de sucessos
Roberto

Esse comentário possui 0 respostas

Deixe um comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>