5 desafios enfrentados por donos de pet shops

desafios que os donos de pet shop enfrentam

Para obter sucesso no mercado de pet shops, como em qualquer outro, é necessário a implantação de um bom plano de negócios, que irá ajudá-lo a se preparar para os desafios do segmento. O segmento de pet shops tem mantido um crescimento sólido, apesar do momento ruim da economia brasileira.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) mostram que, em 2014 o setor movimentou R$ 16 bilhões, resultado 8,2% maior em comparação ao ano anterior e com possibilidade de crescimento constante.

Isso ocorre, por que o Brasil conta com uma população de cerca de 106 milhões de animais de estimação e uma grande parcela ainda não recebe os merecidos cuidados, mesmo considerados como parte da família.  Para que você se prepare de maneira adequada, listamos 5 desafios que poderá enfrentar na gestão do seu pet shop:

1º- Gestão de pessoal

Quem faz a empresa são as pessoas. Elas são parte importante nos rumos do empreendimento, seja no sucesso ou fracasso. Portanto, é de suma importância manter uma equipe capacitada e motivada para o trabalho. Um bom ambiente de trabalho é fator essencial para a satisfação da equipe, para isso, seja acessível aos seus funcionários, saiba ouvir e busque atender as necessidades dos profissionais.

Além disso, outros fatores importantes são: a disponibilização de capacitação e treinamento, a utilização de tecnologias que facilitem o desenvolvimento do trabalho, como sistemas informatizados, e o reconhecimento às boas práticas mantém uma equipe disposta e comprometida com o crescimento do negócio.

2º- Plano financeiro

Não há empresa que consiga sobreviver a um mau planejamento financeiro. Saber a origem dos recursos e como são aplicados, ajudam a empresa identificar pontos que podem ser melhorados. A utilização de planilhas, gráficos e relatórios gerenciais auxiliam no controle financeiro e um bom sistema de gestão para pet shop dispõe de resultados confiáveis que torna mais precisa a tomada de decisões no pet shop.

Receba dicas de gestão para pet shop diretamente no seu email!

3º- Conhecer o cliente

Em um mundo cada vez mais dinâmico, tendências e vontades dos clientes se alteram rapidamente. Por isso, é importante para a empresa mantenha um diálogo aberto e franco com seu clientes. Por meio de um banco de dados confiável é possível saber o comportamento de compra do cliente, a percepção do consumidor sobre os serviços prestados e ser capaz de identificar novas oportunidades para o seu negócio.

4º- Aperfeiçoamento dos processos

Aproveite os benefícios que a tecnologia oferece para incrementar seu negócio. Utilize um sistema de gestão e atenda rapidamente as necessidades do seu cliente. Com poucos cliques é possível saber se há o produto solicitado em estoque ou o endereço de entrega a um cliente antigo.

Com um programa para pet shop você pode manter seus registros financeiros longe das “notinhas em rascunho”. Você economiza seu tempo, o tempo do cliente e ganha em produtividade. São inúmeras as vantagens que um sistema para pet shop oferece.

5º- Divulgação da sua marca

É necessário tornar a seu pet shop conhecido. Os clientes devem saber que a sua loja está ali para atendê-los e que irá fazer isso da melhor maneira possível. Caso esteja iniciando seu negócio, pode começar com opções de divulgação mais baratas, como a internet, folders e panfletos, o importante é se apresentar ao cliente. Após isso, com um sistema de gestão, use o banco de dados e mantenha contato direto com o cliente. Além de garantir bons negócios quando o cliente está satisfeito, ele será um parceiro importante na divulgação de sua marca.

Enfrente os desafios com determinação

Aproveite as dicas para enfrentar as cinco situações, busque o aprimoramento constante. Mantenha-se sempre motivado para enfrentar todas as dificuldades que o mercado impõe. Isso fará com que seu pet shop dê um grande passo no caminho do sucesso.

Nos conte o que achou do conteúdo nos comentários e não deixe de conferir a galeria de materiais gratuitos que vão te ajudar na gestão do seu pet shop!

Visite nossa sessão de materiais ricos e exclusivos para pet shops
Roberto

Esse comentário possui 1 respostas

  1. Wagner says:

    Obrigado pelas dicas, muito esclarecedoras!!!

Deixe um comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>