4 curiosidades sobre o mercado de pet shops

conheça 4 fatos curiosos sobre o mercado de pet shops

Há muitas curiosidades por trás de tudo o que é visto no mercado de pet shops: a disposição das embalagens, o tratamento dado aos animais, os produtos e serviços oferecidos e até mesmo hábitos corriqueiros que envolvem os clientes e seus pets.

Quem vai ao pet shop, em geral, está com pressa para deixar o bichinho para ser cuidado ou para comprar algum produto. E, nesses momentos, nem sempre presta atenção nos detalhes do ambiente ou procura saber como funcionam os bastidores da loja.

Ao contrário do que muita gente pensa, um pet shop não é apenas um lugar para banho e tosa, muito menos um espaço a ser temido ou odiado pelos bichinhos. Pelo contrário, os donos e funcionários trabalham muito para que se torne um ambiente agradável, sinônimo de cuidados e momentos felizes para os animais.

Para contar um pouco sobre esse dia a dia, listamos 4 fatos curiosos sobre o mercado de pet shops. Consegue identificar algum deles no seu pet shop?

1 – Embalagens plásticas ficam embaixo como prevenção

Já reparou que os produtos de pet shops vêm com embalagens grossas de plástico? E que essas embalagens sempre ficam nas prateleiras de baixo das lojas? Isso é uma forma de prevenir surpresas vindas dos animais.

Essa é uma alternativa para prevenir que os animais façam xixi ou cocô e estraguem a embalagem e, consequentemente, o produto, caso resolvam aliviar ali mesmo. Pode reparar que nos locais por onde o seu bichinho passa na loja, essa tática deve estar sendo praticada ou substituída pela opção na qual os produtos não ficam ao alcance das ferinhas.

Receba dicas de gestão para pet shop diretamente no seu email!

2 – Cachorros pequenos são mais bravos

Sabe aquela máxima de que tamanho não é documento? Ou de que os baixinhos são nervosos? Ela vale também para os cães: os menores são mais bravos que os grandões.

E isso pode ser explicado pelo Complexo de Napoleão, uma espécie de sensação de inferioridade que, de acordo com a Universidade de Búfalo, estimula a necessidade de adotar um comportamento dominador perante os outros. É por isso que os pequenos latem tanto: eles precisam mostrar quem é que manda.

Esse é um fator importante que deve ser considerado, quando for receber cães de pequeno porte em sua loja.

3 – Existem cursos que ajudam no trabalho em pet shop

Seus funcionários precisam, sim, gostar muito de animais e saber atender bem os clientes. Mas só isso não é o suficiente para que seu espaço se torne confiável: é preciso capacitação e especialização para atender cada vez melhor.

As formações ajudam a entender um pouco sobre mercado de pet shops e também sobre o universo animal, como o instinto, o grupo e as diferenças entre raças, além de comportamento e primeiros socorros. Existem cursos online e presenciais que podem ajudar muito nessa especialização. Invista e veja como o retorno será positivo para sua loja.

4 – Muito mais que banho e tosa

Se você já tem o hábito de levar seu pet regularmente ao pet shop, já sabe que há uma lojinha com produtos, alguns tem a presença de um veterinário para consultas, outros podem oferecer também táxi dog e hotelzinho, entre outras opções.

Tudo isso só agrega ainda mais valor ao lugar, pois cria uma relação de parceria e de pertencimento, tanto em relação aos bichinhos, que passam a se sentir confortáveis com as visitas, quanto para os donos, que se sentem mais tranquilos todas as vezes que precisam contar com o pet shop.

Existem oportunidades a serem exploradas no mercado de pet shops 

Acompanhar o estoque de perto, verificar se está tudo certo com as embalagens; manter o cadastro de clientes e pets, acompanhar as vacinas, receitas e consultas; agendar serviços e consultas sem perder nenhuma informação e controle as vendas de produtos e o fluxo de caixa.

Realizar essas ações na sua loja podem evidenciar muitas oportunidades que podem ser exploradas a favor do seu negócio. E quando você usa um sistema gestão, fica mais fácil ver essas informações para usá-las no seu dia a dia.

Por isso, se você conta com um programa, use e abuse de tudo o que ele pode oferecer. Ele pode ajudar a melhorar ainda mais a rotina da sua loja, conduzindo-a ao caminho para o crescimento.

Ebook Raio-X do mercado Pet
evellyn

Esse comentário possui 0 respostas

Deixe um comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>