Conselhos práticos para administração de pet shop

Veja todas as dicas sobre administração de pet shop para fazer sua loja dar certo e gerar lucro.

Manter um pet shop funcionando e gerando lucro é um desafio. Essa é uma tarefa que requer muito mais do que amor por animais e talento para lidar com eles.

Para fazer com que sua loja dê certo, é preciso conhecer, planejar e gerenciar questões administrativas que não tem a ver diretamente com o trato com os bichinhos, mas que são essenciais para o sucesso do seu negócio.

Trouxemos aqui algumas dicas simples e fundamentais sobre administração de pet shop para você aplicar no seu dia a dia e melhorar a gestão da sua loja. Confira:

Conheça bem seu cliente e entregue o que ele precisa

Não importa o quão corrida seja a rotina da sua loja, é essencial que você volte sua atenção para seus clientes todos os dias. Eles são o termômetro da qualidade serviços e produtos que você oferece. Além disso, são uma excelente fonte de inspiração para trazer novas ideias que ajudam seu pet shop a se diferenciar da concorrência.

Tente traçar o perfil do público que frequenta seu pet. Note como seus clientes se comportam na loja, como reagem à exposição de um produto ou aos materiais de comunicação. Esteja aberto para ouvir reclamações e críticas quando elas surgirem, peça sugestões de melhoria. Pense em como você pode facilitar o cuidado dos donos com seus animais e em como deixar ainda mais prazerosa a relação entre eles.

Observar e conversar são atitudes-chave para um bom relacionamento

Com o tempo, você vai começar a se aprofundar na relação com cada cliente. Por isso, é importante manter um bom registro de informações que ajudem você a se organizar, oferecer serviços mais personalizados e começar a notar padrões que ajudam na sua tomada de decisão.

Organize um cadastro com informações básicas como nome, nome do pet, datas de aniversário e faça registros que possam ajudar você e sua equipe a prestar um atendimento próximo e atencioso. Também é importante registrar contatos e descobrir qual é o canal de comunicação direta de preferência deles: redes sociais, telefone, sms, whatsapp. Esses são ótimos meios para marcar e desmarcar atendimentos, divulgar promoções e trabalhar sua marca.

Chega de tarefas operacionais no seu Pet Shop

Gerencie com cuidado seu estoque e seu processo de compras

Já pensou ter que jogar no lixo um lote inteiro de ração com prazo de validade vencido porque estava no fundo o estoque e ninguém percebeu? Ou deixar faltar shampoo bem no dia de maior movimento de banho e tosa? Essas situações nada agradáveis podem facilmente acontecer com administradores de pet shop que não investem num controle de estoque.

Mantenha seu estoque organizado, com registro de entradas, tempo de exposição, média de uso e baixas. Assim você evita faltas, perda de vendas e desperdícios. Além disso, você poderá planejar compras com antecedência e conseguir descontos ou até mesmo organizar uma super promoção de queima de estoque para movimentar seu pet shop. Que tal montar uma planilha com informações básicas como:

  • Nome do produto:
  • Linha:
  • Tipo ou versão:
  • Lote:
  • Fornecedor:
  • Prazo de validade:
  • Data de entrada:
  • Data de exposição:
  • Média de tempo exposto para a categoria:
  • Data de saída:

Organize e controle as finanças do seu pet shop

Você registra diariamente as entradas e saídas do seu caixa? Você calcula a diferença para descobrir seu saldo do dia? E no longo prazo, como você faz esse controle? Alimentar um fluxo de caixa todos os dias pode parecer muito trabalhoso.

No entanto, trabalho mesmo é o que você vai ter lá na frente se não começar a cuidar agora da saúde financeira do seu pet shop.

Outro ponto importante para você ficar atento é o armazenamento desses dados para que você possa acessá-los facilmente comparar períodos para descobrir se você cresceu, o quanto cresceu e tomar decisões a partir disso.

Invista em informatização na administração de pet shop

Gerenciar tantas informações de cadastro de clientes, estoque e finanças pode ser exaustivo, principalmente se você não tiver apoio. São tantas tarefas importantes na administração de pet shop que muitos donos sentem que acabaram se afastando da sua motivação principal para abrir a loja: lidar com animais e encontrar soluções que facilitem suas vidas com seus donos.

Com um software de gestão específico para pet shops, você tem todo esse controle de uma forma automatizada que deixa seu dia a dia muito mais prático. Você pode delegar essa função a alguém da sua equipe e apenas monitorar o processo, analisando todos os dados.

A informatização permite que você tenha uma visão ampla e clara do seu negócio em números. Isso facilita muito suas decisões no dia a dia e abre espaço para que você concentre suas energias na parte mais empolgante de ter um pet shop: manter contato diário com animais e ver seu empreendimento crescer e prosperar.

Experimente grátis por 10 dias
ana

Esse comentário possui 0 respostas

Deixe um comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>