Saiba o primeiro passo para ter um pet shop lucrativo

como ter um pet shop lucrativo

Sabe qual é o primeiro passo para ter um pet shop lucrativo? Por ordem na casa.

Isso mesmo! Antes de pensar em inovações, promoções, propaganda e serviços diferenciados, você precisa garantir que os processos internos da sua loja estejam funcionando da melhor forma possível.

Assim você reduz drasticamente as possibilidades de erros que podem acarretar em prejuízo, diminui o desperdício de tempo e recursos, além de fazer valer cada centavo que entra no seu caixa. Aqui vão algumas dicas para tornar mais fácil a organização dos processos e ter um pet shop lucrativo.

Receba dicas de gestão para pet shop diretamente no seu email!

Entenda o que você quer de cada funcionário e deixe isso bem claro para eles

Você já experimentou botar no papel as tarefas que precisam ser cumpridas por cada um dos seus colaboradores para que seu pet shop funcione bem? Você pode criar uma descrição de cargo para todas as funções exercidas na sua loja, considerando as etapas do dia a dia de trabalho e também o que se espera das pessoas que vão ocupar cada função.

Com essas informações todas documentadas você tem uma visão bem mais específica de cada cargo e pode comunicar isso com mais clareza às pessoas que trabalham com você. Assim ninguém fica perdido e você sabe exatamente os motivos pelos quais cobrar e incentivar a equipe quando for preciso.

Monte um fluxo de trabalho

Depois de definir cada cargo é hora de desenhar seus processos internos. Quais funções são interligadas? Em que momento do trabalho um funcionário “passa a bola” para que o outro dê continuidade ao que foi feito? Se um funcionário faz tudo sozinho, qual é a ordem correta das tarefas? Em que momento o trabalho começa e em que momento se conclui?

Assim fica muito mais fácil corrigir possíveis falhas e identificar oportunidades para deixar o fluxo mais produtivo. Veja esse exemplo simplificado:

como ter um pet shop lucrativo

Estabeleça prioridades e cumpra um objetivo de cada vez

Seria maravilhoso se você pudesse vender mais produtos, melhorar o tempo de atendimento do banho e tosa e acabar com desperdício de materiais, tudo de uma só vez, não seria? Mas a gente sabe que no mundo dos negócios não existe mágica e que quem tenta resolver tudo ao mesmo tempo acaba perdendo o foco.

Escolha uma área do seu pet shop, organize o funcionamento dela e só parta para a próxima quando você começar a ver os resultados surgirem. Assim fica muito mais fácil acompanhar e manter o bom funcionamento da sua loja.

Arrume sua loja para ter um pet shop lucrativo

Dê uma boa olhada na sua loja, da porta de entrada até o último dos cantinhos. Você precisa mesmo de todos os móveis que estão lá? Há espaço suficiente para o manejo dos animais com conforto para eles e para seus funcionários? Tem algo que atrapalha o caminho? Ou, ao contrário, falta algum móvel que ajude na organização? Como estão as prateleiras e estoques? Há produtos encalhados ou produtos essenciais que estão em falta sua loja?

Sempre pense em organizar o espaço físico para possibilitar a produtividade do time dentro do seu pet shop.

Conclusão

Considerando todas essas dicas, você consegue colocar ordem na sua loja, abrir o caminho para processos mais produtivos e dar o primeiro passo rumo a um pet shop lucrativo e sempre próspero.

E aí? Você se animou para colocar tudo isso em prática? O que você pretende fazer primeiro? Conte pra gente aí nos comentários!

Não deixe de conferir também o estudo completo do mercado pet no Brasil. Essas informações pode ajudá-lo ainda mais a ter mais sucesso em seu pet shop:

Ebook Raio-X do mercado Pet
evellyn

Esse comentário possui 2 respostas

  1. Wagner says:

    Muito bom, obrigado!!! Primeiro passo vou organizar as mercadorias e o estoque.

    • Evellyn Emidia says:

      Oi Wagner, ficamos felizes que gostou do nosso conteúdo! Continue nos acompanhando, pois sempre temos novidades por aqui! 😉

Deixe um comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>