Como oferecer nutrição animal dentro do pet shop?

Saiba como oferecer nutrição animal dentro do seu pet shop!

Não é de hoje que as pessoas vêm buscando melhorar sua alimentação para ter uma vida mais saudável. Com quem tem pet em casa não poderia ser diferente. Os mesmos cuidados com a dieta e a qualidade dos alimentos vale tanto para os donos quanto para seus animaizinhos. E para você que está à frente de um pet shop, essa tendência de nutrição animal significa oportunidade de lucrar mais.

Os tutores de pets já perceberam que a alimentação impacta diretamente na saúde e na qualidade de vida de seus amados peludinhos e querem oferecer uma dieta balanceada. Para isso, eles esperam poder contar com o seu pet shop para apoiá-los nessa mudança de hábito. Se você está começando agora a se familiarizar com essa tendência é importante falarmos sobre alguns termos da área. Assim, quando seus clientes chegarem perguntando a respeito, você já vai ter tudo na ponta da língua.

Você sabe o que é AN?

Difundida pelos criadores de conteúdo do nicho de nutrição animal, a sigla AN nada mais é do que Alimentação Natural. São basicamente os mesmos ingredientes usados na alimentação saudável humana, excluindo alho, cebola, açúcar, temperos prontos e outros alimentos já conhecidos por fazerem mal para os bichinhos, como a farinha branca, chocolate, uva e açaí, por exemplo. Com AN, os pets ganham nutrientes que beneficiam o metabolismo, já que as refeições são planejadas considerando as necessidades individuais de cada animal.

Dicas de para montar um pet shop de sucessos

Alimentação Caseira e AN, tem diferença?

Sim. Na alimentação caseira, os tutores também servem para seus bichinhos alimentos naturais, sem condimentos e temperos. Porém, não há um planejamento específico para balancear os nutrientes nem uma atenção especial às características específicas dos pets.

Já na AN existe um estudo cuidadoso na hora de planejar o cardápio, tanto para garantir que todos os nutrientes estarão presentes, quanto para suprir as necessidades de cada animal, considerando peso, idade, raça, sexo, se existe alguma questão de saúde a ser observada, se é um animal ativo ou não. Esse planejamento pode ser feito por um nutricionista ou nutrólogo especializado em pets e deve ter o acompanhamento de um veterinário.

E quanto às rações premium e rações naturais?

Rações Premium e Super Premium são antigas conhecidas de quem tem pet shop. Elas são fabricadas com carnes mais nobres e ingredientes selecionados e, em alguns casos, suplementadas com vitaminas e outros aditivos. Já as rações naturais não usam ingredientes artificiais como corantes e conservantes em sua composição. Tanto as rações premium quanto as naturais têm a praticidade como principal benefício para os tutores, já que não demandam tempo no preparo. É importante ressaltar que muitos profissionais de nutrição animal afirmam que nada se compra a alimentos frescos preparados na hora. No entanto, essa não é uma opção viável para os tutores que têm uma vida corrida.

Agora que já falamos dos termos usados, vamos à prática. Listamos aqui alguns produtos e serviços de nutrição animal que seu pet shop pode oferecer para lucrar mais. Confira!

– Uma boa variedade de produtos saudáveis e naturais

Hoje em dia, o mercado está cheio de empresas focadas em alimentos saudáveis para pets. Converse com os fornecedores que você já tem e veja se há opções saudáveis no portfólio deles. Faça uma boa pesquisa na internet para descobrir quais marcas se destacam nesse nicho para oferecer novidades na sua loja. Se puder, agende reuniões com os representantes comerciais, visite as fábricas, faça tudo para garantir a qualidade dos produtos que você está oferecendo aos seus clientes.

– Informação sobre nutrição animal e alimentação balanceada

Peça para que seu veterinário dê indicações sobre o que os tutores precisam saber para manter seus pets sempre bem nutridos e saudáveis. Além disso, busque saber quais são os alimentos recomendados e proibidos, pontos de atenção para as diferentes raças e outros dados básicos. Em seguida, junte essas informações e prepare cartazes para sua loja ou folhetos para distribuir pelo bairro. Outra opção muito interessante é criar um arquivo digital e mandar para seus clientes via e-mail, WhatsApp ou SMS. Pode ser um texto no Word mesmo. O importante é mostrar que seu pet shop está ligado na importância da nutrição animal e pode ajudar seus clientes a cuidarem ainda melhor de seus bichinhos.

– Consultas nutricionais e cardápios personalizados

Junto com seu veterinário ou nutricionista pet, ofereça consultas específicas para identificar as necessidades do animal e o estilo de vida de seus tutores, para elaborar um cardápio balanceado e nutritivo. Essa novidade pode trazer movimento ao seu pet shop e assim, diferenciar sua marca, atraindo novos clientes.

– Entregas de refeições nutritivas

Já dissemos que muitos tutores têm uma vida corrida, sem tempo para preparar alimentos frescos para seus pets. Aí está uma grande oportunidade de mercado para quem quer inovar. Ofereça a entrega de alimentos nutritivos e saudáveis em pacotes de três refeições por semana, por exemplo. Você pode contratar um fornecedor para o preparo e se encarregar da entrega ou pode cuidar do preparo você mesmo. Tudo vai depender da sua disponibilidade para criar um novo braço do seu negócio.

E então, gostou das dicas sobre nutrição animal? Esperamos que você se inspire para aproveitar essa tendência e lucrar cada vez mais em seu pet shop. Se tiver alguma dúvida, deixe para a gente aqui nos comentários!

Ebook Novos Serviços em Pet Shop
thais.fernandes

Especialista em Marketing Digital no ssPet. O ssPet é um sistema de gestão exclusivo para pet shops, que auxilia na organização e gestão da sua loja.

Esse comentário possui 0 respostas

Deixe um comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>