4 passos simples para escolher um nome para pet shop

como escolher um nome para pet shop

Escolher um nome para pet shop não é uma tarefa fácil. Ter consciência da importância que essa escolha tem para a construção da sua marca nem sempre torna as coisas mais simples.

Se você está passando por essa decisão, é provável que você já tenha até mesmo começado uma lista, mas não tem certeza se os nomes que você tem em mãos são, de fato, boas opções. Ou, talvez, você esteja encarando uma folha em branco e não saiba se quer por onde começar.

Em qualquer que seja o seu caso, este artigo pode te ajudar a organizar seu processo criativo, direcionar seu olhar para identificar as opções de nomes mais interessantes e depois entender quais são os critérios que tornam suas escolhas viáveis ou não.

Para facilitar, organizamos as informações em um passo a passo para que, ao final do processo, você esteja seguro e satisfeito com o nome escolhido para o seu pet shop. Vamos lá!

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1º – Levante ideias de nome para pet shop

O brainstorm, também conhecido como “tempestade de ideias”, serve para destravar a mente em busca de associações diferentes do padrão. Essa é uma técnica muito usada em agências de publicidade e outras áreas em que a criatividade é parte do trabalho diário. Ele é uma sequência de ideias, conceitos, pensamentos e raciocínios relacionados ao tema a ser trabalhado ou problema a ser resolvido.

A principal regra do brainstorm é espontaneidade. Expresse as ideias do jeito que vierem à mente, sem limitações, e deixar que uma ideia sirva de gatilho para a outra. A intenção é gerar uma reação em cadeia. Você pode fazer esse processo sozinho, mas ele pode render mais e trazer excelentes resultados quando compartilhado com mais alguém ou com um grupo.

No caso da criação de um nome para o seu pet shop, você não precisa, num primeiro momento, se propor a fazer uma lista de opções. Em vez disso você pode dizer ou escrever o que vem à mente quando você pensa em animais de estimação. Vale também, relembrar uma frase impactante dita por alguém sobre sua relação com seu bichinho ou até mesmo a cena de um filme. O que importa nessa fase não é a qualidade das ideias e sim o fluxo. Concentre-se por cerca de uma hora nessa tarefa e depois descanse.

2º – Relembre seus objetivos e diferenciais

Aonde você quer chegar com o seu negócio? O que você pode oferecer de diferente para o seus clientes? Como você quer ser visto pelo mercado? O que você quer que as pessoas sintam quando entrarem no seu pet shop? Que mensagem você quer passar?

É preciso ter as respostas dessas perguntas bem frescas na cabeça. Assim você irá encontrar um nome para pet shop que combine e reforce tudo isso ou que pelo menos não contradiga o direcionamento que você traçou para a sua loja.

3º – Crie associações e faça uma lista

Mente aquecida e objetivos relembrados, é hora de partir para a criação de uma lista de nomes, efetivamente.

A essa altura, é provável que você consiga naturalmente juntar os pontos. Mas se tiver alguma dificuldade, uma solução usar um quadro ou folha de papel para escrever ideias soltas sobre o tema de um lado e seus objetivos e diferenciais do outro. Assim você poderá encontrar associações entre eles e de lá tirar possíveis nomes.

Existem alguns truques que podem facilitar seu caminho até o nome perfeito:

  • Repetir sons como em Pet da Praça ou Tiete de Pet.
  • Usar o nome da rua, bairro, região, cidade, estado etc. Exemplos: Marechal Pet, para uma loja na Rua Marechal Deodoro. Pet do Centro, para um pet no Centro da Cidade. Minas Pet, para uma loja em Minas Gerais.

Siga essa linha de raciocínio até chegar a uma lista com diferentes nomes que te agradam e ajudam a transmitir o que você quer passar.

4º – Peneire e faça a escolha do nome

Com a lista em mãos, é hora de verificar se os nomes que você tem atendem a alguns critérios básicos:

Sonoridade, pronúncia e escrita – o nome é fácil de memorizar? É fácil de ler? A forma como se escreve é a mesma de como se fala? Se a resposta para alguma dessas perguntas for não, repense e avalie se vale a pena ter um nome que não é facilmente assimilado pelo público e por seus funcionários.

O nome funciona online? Ter presença digital pode ajudar muito na construção de marca e no relacionamento com os clientes. Por isso, pense se os nomes que você listou ficarão bem em um endereço de site, perfil de rede social ou até mesmo em hashtags.

Concorrência e Registro – Faça uma busca online para descobrir se algum outro dono de pet shop teve a mesma ideia que você. Caso encontre alguém que já usa o nome que deseja, parta para outra. Mesmo que não haja proximidade física entre você e seu concorrente, lembre-se que estamos em um mundo digitalizado e manter um mesmo nome pode causar uma grande confusão. Além disso, existe o risco de ser processado por plágio.

Caso não haja um concorrente com o mesmo nome, faça o registro do seu o quanto antes. Com a ajuda de consultoria especializada, você pode registrar sua criação junto ao INPI.

Seguindo esses 4 passos você vai conseguir criar um nome criativo e que representam a marca que você deseja para o seu negócio. E aí! Gostou das dicas? Ficou mais claro o método de criação de um nome para  pet shop? Esperamos ter ajudado.

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ana

Esse comentário possui 2 respostas

  1. Carlos Abrunhosa says:

    Gostei, muito bom, ótimas explicações

    • Evellyn Emidia says:

      Oi Carlos, fico feliz que tenha gostado do conteúdo. Continue conosco, pois sempre temos novidades por aqui! 😉

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