4 maneiras de avaliar o desempenho de vendas do seu pet shop

Avalie o desempenho do seu pet shop

O passo inicial de qualquer boa gestão é ter um conhecimento profundo sobre o desempenho de um negócio. É importante saber que está funcionando e o que pode ser melhorado em uma empresa. Para empreendedores que trabalham com pet shops, essa realidade não é diferente. Pensando em boas ferramentas, listamos 4 maneiras para você ficar de olho no seu negócio e detectar oportunidades de melhorias. São conceitos simples de serem aplicados que podem ser extremamente eficientes para a avaliação de desempenho do seu negócio. Veja:

Metas de vendas

Uma das métricas mais tradicionais e eficientes é o estabelecimento de metas de vendas para toda a loja ou por vendedor. Com esse dado, é possível controlar a eficácia da sua equipe e criar um estímulo para que todos consigam se superar cada vez mais.

No entanto, para que essa métrica seja efetiva, é preciso que cada meta seja alcançável. Afinal, se um vendedor é encarregado de um objetivo irreal, ele ficará desmotivado. Por isso, estabeleça metas coerentes à realidade do mercado e a capacidade de vendas da sua loja. Aproveite para comparar, mensalmente, se as metas podem ser ampliadas e identifique períodos em que elas não foram atingidas.

Desempenho por Ticket médio

O ticket médio é uma excelente ferramenta para termos uma ideia melhor do comportamento dos clientes. Para atingir esse valor, dividimos a quantidade de vendas de um certo período pelo número de clientes que estiveram na loja nesse mesmo intervalo de tempo. Por exemplo: se, em um dia, 10 consumidores passaram pelo seu pet shop e o volume de vendas desse mesmo dia foi de R$ 5.000,00, significa que o seu ticket médio é de R$ 500,00.

Dessa forma, é possível identificar se os clientes estão adquirindo os produtos mais caros ou os mais baratos da sua loja. Em cada caso, é necessária uma estratégia diferente para que sua equipe alcance exatamente aquilo que quer com seu público-alvo.

Acompanhe de perto todas as movimentações de vendas e caixa da sua loja

Negócios abertos x negócios fechados

O movimento da sua loja é bom, mas esse dado não se reflete em vendas efetivas? É possível detectar esse problema comparando a quantidade de oportunidades abertas e a quantidade de vendas efetivadas. Caso seu pet shop tenha um grande número de negócios que não foram fechados, isso pode ser um sinal de alguma dificuldade da sua equipe ou até mesmo problemas com os preços praticados pela sua loja.

Fluxo de caixa

Essa métrica é direcionada ao dono! É dele a responsabilidade de entender e conferir se a entrada e a saída de dinheiro do seu negócio está sendo positiva. Por mais que seu pet shop esteja vendendo muito e atraindo cada vez mais clientes, ele dificilmente prosperará se os seus gastos forem elevados e consumirem todo o seu lucro.

Identifique gastos excessivos mesmo nas pequenas coisas, como lâmpadas que gastam muita energia ou um aparelho antigo que precisa de manutenção. Foque também nos grandes volumes de gastos: renegocie preços com fornecedores e reavalie seus contratos de locação. Lembre-se: para prosperar, é preciso economizar.

Conclusão

É importante ter em mente que cada métrica é importante usada isoladamente. No entanto, elas só serão 100% efetivas quando utilizadas em conjunto, ampliando seu conhecimento sobre o funcionamento do seu pet shop.

Gostou das nossas dicas para a avaliação de desempenho do seu Petshop? Então deixe um comentário! Queremos saber a sua opinião.

Dicas de para montar um pet shop de sucessos
Manoela

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