Como acalmar os animais durante o banho e tosa

Aprenda a acalmar os animais durante o banho e tosa e deixá-lo confortável durante todo o procedimento!

A audição de um cão é mais apurada que a de um ser humano, isso é fato. Por isso, o som dos aparelhos de tosa pode gerar um incômodo e deixá-lo agitado na hora do procedimento. A boa notícia é que existem técnicas simples que podem ser usadas para acalmar os animais na hora do banho e tosa.

É importante ressaltar que é preciso ser capacitado e treinado para prestar esse serviço com qualidade em seu pet shop. Caso contrário, você pode colocar em risco a saúde do animal e perder a credibilidade dos seus clientes. Abaixo separamos as melhores dicas para você implantar em seu pet shop hoje mesmo:

Seja paciente ao tentar acalmar os animais

Você deve levar em consideração que o cão é um membro da família e é tratado (quase) como uma criança. Por isso, por mais que a agitação dele tire a sua calma, é preciso respirar fundo e evitar gritos. Pois reações assim, além de denegrir a sua imagem pode deixar o pet ainda mais nervoso. O melhor jeito de acalmar os animais é tratá-los com muito carinho, atenção e cuidado.

Ebook Guia de Vendas para Pet Shop

Faça o cão se acostumar com os instrumentos

Quando você for fazer a tosa do animal, pegue uma máquina menor (aquela que você usa para fazer o acabamento) e ligue próximo ao animal. Nesse momento, é importante que você faça com que ele sinta a vibração da máquina. Por isso, coloque na região dorsal e atrás do pescoço dele.

Isso vai fazer com que ele se acostume com o barulho e a vibração para que na hora que você começar o procedimento ele não se assuste e atrapalhe o seu trabalho. A mesma coisa você pode fazer com a tesoura e também o secador. No caso da tesoura, por exemplo, é preciso aproximá-la na parte de trás da orelha do cão e fazer os movimentos de abrir e fechar para que ele escute o som e saiba o que você está fazendo.

Essas técnicas funcionam porque é como se você tivesse contando para o cão o que vai acontecer ao longo do procedimento para que ele não se assuste. Lembrando que elas são indicadas para cães de todos os tamanhos.

Adote o uso da focinheira

Nós sabemos que existem cães mais agressivos que os outros. Por isso, se você perceber que as técnicas não vão funcionar, porque nem sempre elas funcionam para todos os animais, peça ao dono ou tutor que coloque a focinheira no animal. Dessa maneira, você não corre o risco de ser atacado na hora de fazer a tosa e o banho.

Atenda um animal por vez

Os animais precisam de espaço e muita atenção. Por isso, é importante que você dedique tempo e tenha um cão por profissional. Assim, os animais não irão ficar agitados por estarem entre outros animais no mesmo procedimento. Lembre-se sempre da segurança dos animais e da sua também na hora de fazer qualquer procedimento.

Recompense pelo bom comportamento

Os cães gostam de serem recompensados quando têm um bom comportamento. Por isso, se durante o procedimento de tosa em uma determinada área do corpo ele se manteve quieto, dê um biscoito ou um mimo. Ele vai entender que se continuar daquela maneira, poderá ganhar muito mais.

E aí gostou das dicas? Continue conosco aqui no blog e tenha mais dicas como essas. Veja também os novos serviços que podem ser agregados ao seu pet shop nesse e-book exclusivo:

Ebook Novos Serviços em Pet Shop
evellyn

Esse comentário possui 9 respostas

  1. José Roberto Hangai says:

    Muito legal as dicas , TKS 👍👍👍🙏👍

    • Thaís Fernandes says:

      Oi, José! Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo! Continue nos acompanhando, pois sempre temos novidades por aqui! 🙂

  2. Angel says:

    Muito Bom!!!!!! Faz diferença.

    • Thaís Fernandes says:

      Oi, Angel! Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo! Continue nos acompanhando, pois sempre temos novidades por aqui! 🙂

  3. Rosa says:

    Quero adiquirir abilidades para tosar meu cão em casa.
    Sou cabeleireira, já tenho uma certa abilidade com tesoura. Queria saber como tosar meu cão em casa.
    É muito peludo, cresce muito rápido.
    E deixa-lo no pet shop é uma tortura para mim.
    NÃO TÔ LEVANDO MAIS.

    • Thaís Fernandes says:

      Oi, Rosa! O indicado é sempre levar o animal até um profissional habilitado para essa tarefa, pois se a tosa for feita de forma errada ele pode acabar se machucando. Mas nesse caso você pode procurar um curso de tosa ou um profissional que possa te auxiliar! 🙂

      • Jurema says:

        Oi o meu cachorro e um Puldo ele e muito bravo nao deixa nimguem tossar e banho tbem ele tem 10 anos o que eu faço por favor

        • Thaís Fernandes says:

          Oi, Jurema! É importante que você o leve a um profissional que tenha paciência e compreensão para realizar o procedimento como indicado em nosso post. Deixando que seu pet reconheça e acostume com os objetos utilizados durante o banho e tosa, passando confiança e mostrando que ele não irá se machucar. Assim, com o tempo ele irá se acostumando e o processo deixará de ser estressante para ele 🙂

        • Maria jose says:

          Juram a tbm tenho um poodle assim e a única maneira foi eu fazer um curso de tosa com ele. Hoje ele até fica deitado pra secar e tirar.

Deixe um comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>